FRETE GRÁTIS Em compras acima de R$60,00 - para as regiões sul e sudeste!

Plantas no banheiro. Conheça as espécies que se adaptam a esse ambiente.

de César Komoti em May 25, 2021

Lavanda - plantas no banheiro

Uma ótima solução para dar mais vida ao espaço é acrescentar um toque de natureza ao ambiente, aliando a uma decoração clean ou minimalista.

 

Quando falamos em banheiro, muitas vezes não pensamos nele como um cômodo da casa que também merece e precisa de atenção na decoração. Acrescentar um toque de natureza no ambiente é uma ótima solução para dar mais vida ao espaço.

Mas quando falamos em plantas para banheiro, é preciso ter alguns cuidados para que as espécies sobrevivam nesse local. Elas precisam fazer bem ao ambiente, mas o ambiente também precisa fazer bem a elas.

Os banheiros, geralmente, costumam ter pouca luz e muita umidade, o que gera condições inadequadas para o desenvolvimento de algumas espécies. Alguns não possuem janelas, o que dificulta a circulação de ar, tornando o local favorável ao surgimento de fungos e bactérias, sendo ainda mais difícil a criação das plantinhas no espaço.

Mas calma, escolhendo as espécies certas é possível, sim, ter um banheiro com plantas fazendo parte da decoração. De modo geral, você deve procurar espécies que se adaptem à umidade e vivam bem à sombra ou meia sombra. E sempre que possível, deixe a porta e a janela abertas, para fazer com que o ar circule.

 

Vamos conhecer alguns benefícios de ter plantas no banheiro.

De acordo com o FengShui, é muito importante ter plantas em todos os ambientes de sua casa, pois elas facilitam a circulação de energias evitando estagnação. Esta teoria oriental afirma que as plantas, por conta da fotossíntese, prendem os raios de sol (Yang) e liberam energia (Yin) no entorno, otimizando o fluxo energético.

Outro motivo é que as plantas tornam o banheiro mais aconchegante e acolhedor, sem contar que elas agregam charme e beleza para a decoração.

Elas renovam e purificam o ar, pois absorvem gás carbônico e liberam oxigênio puro.

Se você já está convencido(a) a ter plantinhas no seu banheiro, atenção! Nem toda planta pode e gosta de ser cultivada nesse local. Existem espécies mais apropriadas capazes de se adaptar às particularidades desse cômodo da casa.

 

E quais são as espécies que posso cultivar no banheiro?

Babosa/Aloe vera

Ela é conhecida por produzir um gel com alto poder hidratante, e é uma boa opção de planta para o seu banheiro. A babosa não precisa de muita luz nem muita água. Como o vapor da água do banho é absorvido pela planta, basta regá-la bem pouco a cada 3 ou 4 dias.

Espada de São Jorge

Essa espécie não precisa de luz direta e se adapta perfeitamente a ambientes quentes e úmidos. Além disso, ela cresce na vertical e não precisa de muito espaço, sendo uma das melhores opções até para lavabos pequenos. A rega deve ser feita 1 vez por semana. 

Avenca

A Avenca, com toda certeza, contribuirá com sua decoração, pois possui folhas pequenas que preenchem o vaso de forma ornamental. Não precisa de luz direta, podendo ser cultivada em uma luz difusa e aprecia a umidade do local. Regue-a 3x por semana com pouca água. 

Jiboia

 Planta perfeita para ambientes internos e para ser posicionada na janela do banheiro. Regue-a duas vezes por semana e aumente a frequência no verão. É de fácil manutenção e bastante resistente, se bem cuidada pode criar pendentes maravilhosos. 

Lavanda

A nossa queridinha de aroma inconfundível também se adapta bem ao ambiente úmido. A lavanda, além de decorativa, é um aromatizador natural. A lavanda gosta de sol, de 3 a 4 horas de exposição diária, mas se adapta bem a uma luz difusa, desde que seu banheiro possua janela. Tome cuidado com o excesso de água, faça regas semanais, pois sua lavanda vai absorver a umidade natural do ambiente.

E já que o seu banheiro terá uma linda lavanda, que tal combinar com um aromatizador contendo o óleo essencial da planta e um bloqueador de odores também de lavanda?

Uma combinação perfeita para um banheiro lindo, decorado e sem mau cheiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer