FRETE GRÁTIS Em compras acima de R$60,00 - para as regiões sul e sudeste!

Lavanda: a pequena notável de aroma inconfundível.

de César Komoti em April 28, 2021

 

lavanda

Os benefícios da lavanda podem ser extraídos do seu óleo essencial que conta com propriedades medicinais e promove o bem-estar.

 

No artigo anterior, vimos que família olfativa é o nome dado a um grupo de fragrâncias com características que se assemelham entre si permitindo uma divisão que facilita no momento de decidirmos qual fragrância escolher sendo para perfumes, óleos essenciais, aromatizadores, bloqueador de odores, entre outras opções.

Muitos estudos comprovam que os cheiros podem interferir diretamente em nossas emoções, alguns aromas podem nos acalmar, nos trazer lembranças e sensações únicas, sejam elas boas ou ruins, por isso, devemos ficar atentos ao aroma que escolhemos para nossa casa.A família olfativa está diretamente ligada a essas sensações podendo definir uma fragrância como doce, amarga, seca, fresca, forte, sensual, etc.

 

Mas quais as características da lavanda?

A lavanda possui flores lilás e suas folhas são cobertas com um revestimento de cor prata. Na Europa e no Sul do Brasil, é possível encontrá-la nos campos, tingindo a paisagem de lilás. Quando cultivada em regiões mais quentes a lavanda não dá tantas flores e possui uma coloração mais clara. A lavanda também pode ser cultivada dentro de casa, desde que receba ao menos 4horas de sol por dia.

 

Qual família olfativa a lavanda pertence?

A lavanda pertence à família olfativa mais ampla que existe e uma das mais antigas, a família floral aromática e como o próprio nome já diz, é extraída de flores, possui notas mais femininas, elegantes, delicadas e com um aroma inconfundível.

O nome "lavanda" deriva da raiz latina “lavare”, que literalmente significa “lavar”. O uso mais antigo de lavanda data do antigo Egito. Lá, o óleo essencial de lavanda desempenhou um importante papel no processo de mumificação.

 

Quais benefícios a lavanda pode trazer para a sua saúde?

Os principais benefícios da lavanda podem ser extraídos do seu óleo essencial feito pela destilação das flores da lavanda. Além de produzir um aroma muito agradável, ele conta com uma grande quantidade de propriedades medicinais que combatem doenças, favorecem o bem-estar e melhoram a qualidade de vida.

Devido a essa grande quantidade de propriedades, a lavanda pode ser usada para tratar muitos distúrbios como: problemas de pele, dores musculares, asma, bronquite, cólicas abdominais, depressão e ansiedade.

O chá das flores de lavanda pode ser usado para tratar problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão, insônia, problemas cardíacos, náusea e distúrbios respiratórios.

 

A sua casa com cheirinho de lavanda.

A fragrância da lavanda é ótima para perfumar a sua casa. Graças às suas potencialidades calmantes, elas são ótimas para ter uma boa noite de sono ou para quando você quiser que um cômodo da casa transmita a sensação de aconchego, por exemplo: a sala de visitas.

No quarto, você pode borrifar água de lavanda sobre suas roupas de cama. O relaxamento será completo. Outras opções são os aromatizadores spray, os odorizadores de varetas ou os difusores elétricos durante a noite.

A lavanda, por sua fragrância marcante, também pode ser usada como bloqueador de odor e de sabor. Isso mesmo, estamos acostumados a cheirar café quando estamos provando vários aromas, a lavanda também funciona. Assim como também funciona na culinária quando você quiser “quebrar” o paladar específico de algum alimento, vale usar a folha da lavanda em pequenas quantidades ou até gotas do chá de lavanda.

Outro cômodo da casa muito interessante para fazer uso da fragrância da lavanda é o banheiro. Isso mesmo, como a lavanda é ótima como odorizador de ambientes, manter um aromatizador ou fazer uso de um bloqueador de odores com seu óleo essencial manterá seu banheiro sempre perfumado.

Na hora de escolher o aroma para o seu lar, você precisa ter bem claro do que você e as outras pessoas que moram na casa gostam, dessa maneira, você deixará a sua casa a cara da sua família.

E aí, gostou de descobrir mais sobre as propriedades dessa plantinha milagrosa? Então, navegue pelo nosso blog e descubra as outras matérias sobre os óleos essenciais e sobre uma outra família olfativa: a família cítrus.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer