FRETE GRÁTIS PARA AS REGIÕES SUL E SUDESTE em compras acima de R$50,00. Aproveite!

Existe maneira correta para fazer cocô? Descubra.

de César Komoti em October 29, 2021

Pode parecer uma pergunta estranha, mas você já parou para pensar que a sua forma de fazer cocô pode não ser a correta? Provavelmente não!

Mas o jeito certo não é sentado? A resposta é: não!

A maneira ideal para fazer o n° 2 é de cócoras. Ou seja, agachado.

Cócoras? Como assim?

Antigamente, antes mesmo dos vasos sanitários serem inventados, as pessoas evacuavam agachadas. Apenas com o passar dos anos e da invenção do vaso sanitário foi que as pessoas passaram a atender ao chamado da natureza da forma como conhecemos hoje em dia, sentadas. 

Mas por que o jeito correto de fazer cocô é de cócoras?

O motivo é bem simples, quando você está agachado, o músculo puborretal relaxa, facilitando a passagem das fezes pelo intestino grosso, contribuindo para a saúde do seu próprio intestino.

O músculo puborretal é como se fosse um anel que fica em volta do intestino. Então, quando a pessoa senta no vaso sanitário, o músculo contrai e prende levemente o intestino e o reto, dificultando a passagem das fezes.

E como eu faço para fazer o n° 2 de maneira correta?

Basicamente, a posição correta para fazer cocô, mesmo no vaso sanitário, é sentar-se com os joelhos elevados, acima da linha do quadril e, com isso, manter uma posição mais correta possível, levando em consideração que o vaso sanitário não possui esse “conforto”.

Sendo assim, a solução que vai te ajudar a evacuar mais rápido e de uma maneira satisfatória é sentar-se no vaso, inclinar o corpo um pouco para frente e usar um banquinho, uma caixa de sapatos ou até mesmo um balde para elevar as pernas e deixá-las acima da linha do quadril.

Pronto, isso já é o suficiente para deixar o seu músculo relaxado. 

Fazer cocô sentado pode fazer mal para a saúde?

Não necessariamente, mas caso você já sofra de prisão de ventre, a posição incorreta pode contribuir para o agravamento do problema.

Porém caso você tenha algum tipo de dificuldade para defecar, isso pode se tornar um problema de saúde se não for observado de maneira correta.

Caso você tenha problemas como prisão de ventre, é recomendado que passe a fazer o nº 2 de cócoras, seguindo as dicas que passei acima.

Outra vantagem ao usar essa nova posição é que ela permite o estiramento do intestino, essa elevação permite que a evacuação seja feita por completo e traz uma sensação de leveza, além de diminuir os gases e a sensação de estufamento.

Outra dica legal é sobre o tempo que se leva fazendo o nº 2, é muito importante que ao acabar o serviço, você se levante.

Nada de permanecer ali, lendo ou mexendo no celular.

Isso força desnecessariamente os músculos da pelve e é fator de risco para hemorroidas.

Agora que aprendeu a maneira correta de fazer cocô, vai colocar isso em prática ou seguir sentado mesmo?

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer