FRETE GRÁTIS PARA AS REGIÕES SUL E SUDESTE em compras acima de R$60,00. Aproveite!

Banheiro sem janela? Saiba como torná-lo um local agradável, livre de mau cheiro e sem umidade.

de César Komoti em May 31, 2021

A proliferação de mofo e bolor além de tornar o ambiente propício para o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias e ácaros, é um problema encontrado por quem possui um banheiro sem janela.

 

Se você possui um banheiro sem janela deve conhecer as desvantagens como excesso de umidade, falta de ventilação, iluminação baixa entre outras.

Muitas vezes, um banheiro sem janela é realmente necessário para o sucesso do projeto, mas o arquiteto precisa conhecer bem todas as alternativas para lidar com a situação de forma eficiente para amenizar possíveis problemas futuros para o morador do imóvel.

Neste artigo, vamos mostrar como contornar possíveis problemas que o banheiro sem janela possa trazer. Se você possui um banheiro sem janela, venha ver.

Quais problemas um banheiro sem janela pode trazer?

Em uma casa ou apartamento onde um banheiro sem janela se faz presente, é possível listar alguns transtornos principais. Conheça alguns deles:

Umidade.

Vamos partir da ideia central de que todo banheiro sofre com o excesso de umidade causado pelo vapor de água formado na hora do banho, seja ele com ou sem janela. Essa umidade pode ser um problema muito grande em cidades que já possuem um clima naturalmente úmido.

A estrutura do banheiro pode sofrer danos, como paredes e tetos descascando, manchas de mofo e bolor, além do mau cheiro e da falta de higiene constante.

Outro ponto de atenção, por conta da umidade, deve ser os móveis de um banheiro sem janela. Com o tempo, a umidade e o vapor quente tendem a desgastar a estrutura da mobília.

Falta de luz natural.

A ausência de luz contribui com a proliferação de mofo e bolor, além de se tornar um ambiente propício para desenvolvimento de outros micro-organismos, como bactérias e ácaros. Talvez esse seja o principal problema de contar com um banheiro sem janela.

E se você gosta de criar plantas, saiba que a maioria das espécies precisam de luz natural para a sobrevivência e mantê-las em um ambiente como esse talvez não seja a melhor opção. Mas falaremos desse assunto.

Mas vocês sabiam que existem alternativas que resolvem ou, pelo menos, podem amenizar esses problemas? Saibam quais são elas:

Uso de exaustores.

É a solução mais eficaz. Com o aparelho, você elimina o excesso de umidade e também corre menos riscos de sofrer com o mau cheiro causado pelos micro-organismos que se proliferam na umidade, porém ele não é a “salvação da lavoura”. 

Os exaustores são uma boa opção, mas o seu uso não substitui a janela com a mesma qualidade e eficiência, mas já garante um banheiro mais amigável.

Hoje é possível encontrar no mercado exaustores mais silenciosos que não causam tanto desconforto. 

Armários sobre pia? Jamais.

Hoje em dia o mercado oferece materiais super-resistentes para armários, mas o risco de ver o móvel manchar ou descascar com a umidade nesse tipo de ambiente é muito alto.

Além disso, um banheiro sem janela costuma ser pequeno, então descartar o uso de armários sob a pia ajuda a dar a sensação de amplitude para o espaço. Como alternativas, você pode apostar em cestos de plástico ou abusar do vidro, que está em alta. 

Use plantas na decoração.

Como sabemos, muitas plantas precisam de luz natural para se desenvolver, mas existem algumas espécies que ficariam lindas em um banheiro sem janela. As plantas são ótimas aliadas para combater a umidade do ambiente, uma vez que elas captam todo o vapor de água para si. Para conhecer algumas espécies, escrevemos um artigo totalmente dedicado a elas, acesse-o clicando aqui. 

Boa iluminação.

Se o banheiro não tem iluminação natural, então aposte na iluminação artificial. Invista em pontos de luz e spots direcionados sobre a bancada do banheiro, privilegie uma boa iluminação central. Dê preferência à luz fria para que o ambiente pareça maior e mais arejado. 

Aposte em odorizadores e aromatizadores.

Isso mesmo. Quando a ventilação natural está ausente significa que todo mau cheiro, seja ele causado por fungos e bolor ou aquele mau cheiro causado pelo n° 2, fica por mais tempo no ambiente. Dessa forma, tenha sobre a bancada um aromatizador ou difusor, que pode ser aqueles simples de varetas, pois vai ajudar a manter um aroma agradável no local, além disso, sempre tenha em seu banheiro um odorizador/bloqueador de odor que bloqueia o mau cheiro do n° 2 para que o mau cheiro não fique por horas no ambiente.

E aí, curtiu todas as dicas? Agora, é só transformar o seu banheiro sem janela em um ambiente muito mais agradável e acolhedor e, principalmente, sem umidade e mau cheiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer