FRETE GRÁTIS PARA AS REGIÕES SUL E SUDESTE em compras acima de R$50,00. Aproveite!

Aromatização: qual a fragrância ideal para cada ambiente da sua casa?

de Willy Lima em February 24, 2021

 

 

De acordo com especialistas em aromaterapia, a memória olfativa é uma das principais características do ser humano e os aromas são responsáveis pelo tipo de conexão que criamos com cada ambiente.

 

Na matéria de hoje, nossas fadas trazem dicas de aromatização, vamos falar sobre as fragrâncias que mais combinam com a sua decoração e com cada ambiente da residência.

A decoração da casa ou apartamento é muito mais do que móveis, tecidos e acessórios, os sentimentos que transmitem cada cômodo são essenciais para a ambientação, mas só se tornam completos com a ajuda de um sentido: o olfato. De acordo com especialistas em aromaterapia, a memória olfativa é uma das principais características do ser humano. Ela é responsável pelas sensações e pelo despertar de sentimentos, nosso corpo reage ao cheiro antes mesmo de nos tornarmos conscientes dele, desse modo, os aromas são responsáveis pelo tipo de conexão que criamos com os ambientes.

A fragrância utilizada dependerá do seu estilo de decoração e da sensação que você quer transmitir em cada cantinho do seu lar, uma ótima opção para deixar um aroma marcante no ar são os óleos essenciais. Confira abaixo algumas dicas para criar sensações únicas em cada cômodo.

Sala

A sala é, muitas vezes, o primeiro ambiente que a visita tem contato, por essa questão, a sala pede um clima mais agradável e aconchegante que traga a sensação de bem-estar, não é mesmo? Na sala vale também considerar a estação do ano, pois climas frios pedem fragrâncias mais amadeiradas enquanto o calor pede por cítricos e florais mais refrescantes.

Fragrâncias de óleos essenciais como o capim-limão e a laranja são excelentes para aconchegar as visitas. Para isso você poderá usá-los em difusores elétricos, aromatizadores com varetas e até sprays.

Cozinha

Talvez a cozinha seja o ambiente mais difícil para você aromatizar, pois costuma ter uma mistura de cheiros, por conta dos alimentos e temperos. Utilizar-se de óleos essenciais amadeirados como canela e cravo é uma ótima pedida, pois eles são excelentes para “limpar” o olfato e prender a atenção para o ambiente. Se preferir algo mais cítrico, o óleo essencial de laranja também é ótimo para estimularuma sensação refrescante para o ambiente.

Quarto

O quarto é o local de descanso da sua família, nesse ambiente vale apostar em cheiros que transmitam sensações de tranquilidade como é o caso da lavanda, erva-doce e camomila, que ajudam no sono. Quando quiser deixar o clima um pouco mais quente, o óleo essencial de baunilha, por ser levemente adocicado, pode favorecer a sensualidade.

Banheiro

Esse é um espaço que não podemos errar. Por ter um ambiente mais úmido e que precisa estar sempre 100% limpo, opte por aromatizadores que contenham óleos essenciais com cítricos ou florais, pois transmitem a sensação de limpeza, como é o caso do cítrus e da lavanda que são excelentes também quando combinados com bloqueador de odores sanitários da mesma fragrância. 

Como podemos perceber, o ambiente é muito mais do que aquilo que podemos ver. Investir em sensações olfativas pode contribuir com o bem-estar da sua família e das pessoas que visitam o seu lar, além disso, fazer uso de óleos essenciais de origem vegetal pode trazer outros benefícios.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer